HISTÓRIA DO DESIGN
Arte rupestre
A comunicação visual, de forma mais abrangente, teve início nas primeiras pinturas nas cavernas, com as quais o homem primitivo já se comunicava passando informações, idéias, histórias, e crenças. Esse não foi o começo da arte como a conhecemos, pois essas primeiras figuras foram feitas para a sobrevivência e com fins utilitários e ritualísticos. Desde a pré-história a humanidade tem a necessidade de representar visualmente conceitos, idéias e conhecimentos. Essa função de suprir tamanha necessidade, ao longo dos séculos, foi sendo suprida por escribas, impressores e artistas.
A Impressão e o Design
Xilografia é o termo usado para a impressão a partir de uma superfície de madeira em relevo, uma técnica originária da Ásia. Tipografia é o termo usado para a impressão com pedaços de metal ou madeira independentes, móveis e reutilizáveis, cada um dos quais com uma letra em alto-relevo em uma das suas faces. Os primeiros pôsteres eram impressos por tipografia e era o tipógrafo quem escolhia e combinava os tipos, geralmente de forma que preenchesse a folha impressa. Embora a fotografia já existisse desde algumas décadas atrás, suas imagens não podiam ser reproduzidas em tamanho ampliado nem em grandes tiragens. Os artistas agora pintavam designs de pôster, que eram transferidos à mão a superfície plana das pedras litográficas – uma para cada cor, chegando-se às vezes a utilizar quinze delas -, uma técnica que sobreviveu até muitos anos depois da 2ª Guerra Mundial. Essa “cromolitografia” permitia a reprodução de toda a gama de tons e cores das pinturas a óleo, como é o caso de Bolhas (1886), o famoso quadro de Sir. John Millais retratando uma criança, que foi comprado pela empresa Pears e utilizado na publicação de seu sabão.
O Design Gráfico e a Revolução Industrial
O grandioso desenvolvimento da Revolução Industrial, não deixou de ter custos sociais. Os trabalhadores trocavam as áreas rurais superpovoadas por fábricas nas cidades e trabalhavam treze horas por dia em troca de salários miseráveis, moradias imundas e sem saneamento.
A revolução francesa e americana resultou em maior igualdade social e mais alfabetização e educação para todas as classes. O público leitor aumentou e com isso a comunicação gráfica tornou-se mais importante e de acesso geral da sociedade.
A natureza das informações visuais foi profundamente alterada. A variedade de tamanhos tipográficos e estilos de letras tiveram crescimento explosivo. A invenção da fotografia - e, mais tarde, os meios de impressão de imagens fotográficas - expandiu o significado da documentação visual e das informações ilustradas.
Art Nouveau – O Movimento do Design
O Arte Nouveau, também conhecido como Modern Style, foi o primeiro movimento orientado exclusivamente para o design.
Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes.
Este movimento é importante para o artista gráfico por trabalhar muito com a página impressa, por sua influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais. Embora o Art Nouveau seja uma manifestação típica do século XIX, pode-se encontrar traços desse movimento nos layouts tipográficos dos anos 60 e 70.
A Influência da Arte Moderna
Cubismo
Com início em 1907, durante a exposição Les Demoiselles d’Avignon, o cubismo além de precursor da arte moderna, proporcionou reflexos diretos no futuro do material impresso através de Picasso, Braque e outros artistas cubistas. Ainda hoje aspectos da arte cubista inspiram a arte comercial aplicada na criação no design publicitário.
Futurismo
Liderado pelo poeta Fillipo Marinetti, publicador do primeiro manifesto futurista em Paris, em 1909, o Futurismo foi um movimento revolucionário em que seus adeptos rejeitavam o passado e expressavam suas idéias para futuro. Este ainda expressava entusiasmo por aspetos do mundo moderno como pela guerra, a era da máquina e a velocidade.
Revolucionou a tipografia trazendo a idéia de expressar sons através do próprio tipo.
Dadaísmo
Originado em Zurique (1916), teve como objetivo criar um novo estilo artístico, ou mais ainda, derrubar todos os conceitos tradicionais. O Dadaísmo influenciou o design mostrando a importância de chocar e despertar o espectador até mesmo através do humor, desprendendo-se das tradições e regras impostas. Influenciou também a arte impressa com revitalização e renovo das famílias tipográficas.
Surrealismo
O simbolismo e as imprevisíveis aproximações do inconsciente, do modo como normalmente acontecem nos sonhos, são os temas adotados na arte surrealista.
A obra de Freud Interpretação dos Sonhos influenciou o surrealismo no que se diz respeito da interpretação de sonhos, a revelação do inconsciente e transmissão de seus verdadeiros desejos através da arte.
Este movimento estabeleceu nova concepção das imagens gráficas, dos desenhos como ilustração e mesmo da fotografia, fornecendo inesgotável fonte de idéias para a comunicação visual.
Art Déco
Também conhecida como Style Modern, de origem francesa disseminado na Europa e nos EUA nas décadas de 20 e 30.
Movimento voltado à decoração de característica extravagante, excessiva, brilhante e colorida, afetou o design gráfico trazendo elegância às embalagens, renovando cenários e estilos tipográficos cheios de filigranas com extremidades e cantos de complicado desenho.
Tendo influência de vários estilos como Construtivismo, Cubismo, Modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e Futurismo.
De Stijl
O nome De Stijl (que significa “O Estilo”) foi apropriado para o movimento que, em muitos sentidos, firmou o estilo do design do século XX. Seu nome é derivado da revista De Stijl, publicada em 1817 a 1932, quando foi dedicado o último número à memória de Van Doesburg, que fora seu editor até a morte, em 1931. Os seus princípios eram que a arte deveria ser completamente abstrata, que apenas ângulos retos na posição horizontal e vertical (as ortogonais) poderiam ser usados, e que as cores seriam apenas as primárias acompanhadas com as neutras, o preto, o branco e o cinzento.
Os designers do grupo de Stijl fizeram-se notar pela rigorosa precisão com que dividiam o espaço, algumas vezes contrastando as divisões com linhas negras; pela tenção e elo equilíbrio, alcançados com a assimetria; por seu arrojado e criativo uso das formas básicas e das cores primárias; e pela sua máxima simplicidade de suas soluções.
Bauhaus
Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas com a Kunstgewerberschule. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
A escola Bauhaus é reconhecida como responsável pela introdução, da arquitetura e do design de interior, do Estilo Internacional (simples e funcional), além de ter sido lançadora dos fundamentos do estilo do design industrial.A revolução industrial e o futuro
Durante o ultimo quartel do século xx, a tecnologia eletrônica e a informática avançaram a um ritmo extraordinário, revolucionando muitas áreas da atividade humana. O design gráfico foi irrevogavelmente transformado pelo hardware e software dos microcomputadores e pelo crescimento explosivo da internet. A Revolução Industrial havia fragmentado o processo de criação e impressão da comunicação visual em uma serie de etapas especializadas.
Nos anos 1990, a tecnologia digital possibilitou que uma única pessoa operando um microcomputador controlasse a maioria - ou mesmo a totalidade - das funções. Novas máquinas usavam lasers controlados por computador para fotossensibilizar cilindros de impressão, viabilizando tiragens pequenas, ou até individuais, em cores.Apesar da forte resistência inicial por parte de muitos designers, a nova tecnologia foi rapidamente aperfeiçoada e obteve a aceitação geral. Os usuários de computadores conquistaram maior controle sobre o processo de design e produção. A tecnologia digital e software de ponta também expandiram o potencial criativo ao possibilitar a manipulação inédita de cor, forma, espaço e imagens.
Philip B. Meggs e Alston W. Purvis – História do Design Gráfico
Bibliografia
Richard Hollis – Design Gráfico – Uma História Concisa
Allen Hurlburt – Layout: o design da página impressa.
Philip B. Meggs e Alston W. Purvis – História do Design Gráfico
Suellen Cássia Gomes de Almeida Web Arts Designer |